Além desses desenvolvimentos internos, pode-se esperar razoavelmente que novas distribuições baseadas em Debian venham à luz, já que muitas ferramentas simplificam esta tarefa. Novos subprojetos especializados também serão iniciados, a fim de ampliar o alcance do Debian para novos horizontes.
A comunidade Debian crescerá, e novos contribuidores se juntarão ao projeto... incluindo, talvez, você!
Há discussões recorrentes sobre como o ecossistema de software está evoluindo, para aplicativos enviados em contêineres, onde os pacotes Debian não têm valor agregado ou com gerenciadores de pacotes específicos de linguagem (por exemplo, pip
para Python, npm
para JavaScript, etc. .), que estão tornando o dpkg
e o apt
obsoleto. Enfrentando essas ameaças, estou convencido de que os desenvolvedores Debian encontrarão maneiras de abraçar essas mudanças e continuar a fornecer valor aos usuários.
Apesar da sua idade avançada e seu tamanho respeitável, o Debian continua crescendo em todas (algumas vezes inesperadas) as direções. Contribuidores estão repletos de ideias, e discussões na listas de e-mails de desenvolvimentos, mesmo quando elas parecem insignificantes, continuam aumentando o impulso. O Debian às vezes é comparado a um buraco negro, de tamanha densidade que qualquer projeto de software livre é atraído.
Além da aparente satisfação da maioria dos usuários Debian, uma tendência profunda está se tornando cada vez mais indiscutível: as pessoas (e empresas!) estão cada vez mais percebendo que colaborar, ao invés de trabalhar sozinho em seu canto, leva a melhores resultados para todos. O número de empresas comerciais que confiam no Debian é maior a cada ano.
O projeto Debian, portanto, não está ameaçado de extinção…