Linux Mint é uma distribuição (parcialmente) mantida pela comunidade, apoiada por doações e anúncios. Seu principal produto é baseado no Ubuntu, mas eles também fornecem um “Linux Mint Debian Edition” (LMDE), que é baseado no Debian Stable com alguns backports. O LMDE está disponível para 32 e 64 bits.
Em ambos os casos, a instalação inicial envolve a inicialização em um DVD live ou um dispositivo de armazenamento USB live.
A distribuição visa simplificar o acesso a tecnologias avançadas e fornece interfaces gráficas de usuário específicas além do software usual. Por exemplo, o Linux Mint depende do Cinnamon em vez do GNOME por padrão (mas também inclui o MATE, assim como o Xfce); da mesma forma, a interface de gerenciamento de pacote, embora baseada em APT, fornece uma interface específica com uma avaliação do risco de cada atualização de pacote.
O Linux Mint inclui uma grande quantidade de softwares proprietários para melhorar a experiência de usuários que podem precisar deles. Por exemplo: Adobe Flash e codecs multimídia.