13.7. Suítes de Escritório
Softwares de escritório têm sido vistos há muito tempo como uma lacuna a ser preenchida no mundo do software livre. Usuários(as) pedem substitutos para as ferramentas da Microsoft como Word e Excel, mas elas são tão complexas que substitutos eram difíceis de desenvolver. A situação mudou quando a Sun lançou o código do StarOffice como OpenOffice sob um licença livre, um projeto que mais tarde deu à luz ao LibreOffice, o qual está disponível no Debian. O projeto KDE também tem sua própria suíte de escritório chamada Calligra Suite (anteriormente KOffice), e a GNOME, mesmo que não oferecendo uma suíte de escritório completa, fornece AbiWord como processador de texto e Gnumeric como planinha de cálculo. Cada um desses projetos tem suas próprias vantagens. Por exemplo, a planilha de cálculo Gnumeric é melhor que OpenOffice.org/LibreOffice em alguns domínios, notavelmente a precisão de seus cálculos. Na frente de processamento de texto, a suíte LibreOffice ainda lidera o caminho.
Outro importante recurso para usuários(as) é a habilidade de importar documentos Microsoft Office. Mesmo que todas as suítes de escritório tenham este recurso, apenas OpenOffice.org e LibreOffice são funcionais o suficiente para uso diário.
O LibreOffice e o Calligra Suite estão disponíveis nos pacotes Debian libreoffice e calligra, respectivamente.
Pacotes de idiomas específicos para o LibreOffice são distribuídos em pacotes separados, mais notavelmente libreoffice-l10n-* e libreoffice-help-*. Alguns recursos, como dicionários ortográficos, padrões de hifenização (divisão silábica) e dicionários de sinônimos estão em pacotes separados, como myspell-*, hunspell-*, hyphen-* e mythes-*.